Search
  • Mariana Chagas, RCIC

O que é preciso para imigrar como empreendedor para o Quebec



O que é preciso para imigrar como empreendedor para o Quebec?

Por Mariana Chagas, consultora regulamentada de imigração canadense


Eu sempre sou questionada sobre como imigrar para o Canadá como profissional autônomo ou empreendedor. Hoje eu vou falar sobre essa categoria de imigração para quem quer se estabelecer na província de Quebec.

Dentro da categoria de negócios (business), o Quebec tem 3 tipos de programas:

- Profissionais autônomos

- Empreendedores

- Investidores


Cada um desses programas tem seus critérios específicos para seleção de candidatos, mas de forma geral, para ser aceito, o candidato precisa obter o CSQ (Certificat de Selection du Quebec) e passar para segunda parte do processo, onde exames médicos e verificação de antecedentes criminais serão executados, junto ao governo federal.

Para obtenção do CSQ, o candidato precisa comprovar experiência professional de 2 anos nos últimos 5 anos, desenvolver um plano de negócios e fazer visitas exploratórias pelo Quebec para reconhecimento do mercado. Esse candidato também precisa comprovar um patrimônio líquido de CAD$100,000 (para autônomos), CAD$900,000 (para empreendedores – vertente 2) e CAD$2,000,000 (para investidores). A comprovação do patrimônio líquido é feita através do fornecimento das declarações de imposto de renda anuais de pessoa física e/ou jurídica além de outros documentos exigidos, dependendo de cada caso.


Profissionais autônomos

O programa para profissionais autônomos exige que o candidato tenha a intenção de criar seu próprio emprego em Quebec, que vai ser comprovado pela qualidade do plano de negócios e pela experiência profissional anterior. Esse programa também exige um depósito de startup de CAD$50,000 se o candidato vai se estabelecer na região metropolitana de Montreal ou CAD$25,00 para estabelecimento no resto do Quebec, fora de Montreal.

O governo receberá 50 aplicações para esse programa, que estará aberto até 31 de março de 2019.


Empreendedores

Para o programa de empreendedores é divido em 2 vertentes:

Vertente 1: candidatos precisam obter 41 pontos na grade de seleção para o programa de empreendedores. Essa seleção leva em consideração fatores como idade, nível de francês/inglês, tempo de experiência profissional, nível de escolaridade, família e também tempo de estadia no Quebec. Além disso, o candidato também precisa fornecer uma oferta de serviço de um centro de empreendedorismo (de aceleração, incubadora ou universitário) e também submeter um plano de negócios para a criação do novo negócio.


Vertente 2: dentro dessa vertente, o candidato pode criar o seu próprio negócio ou comprar um negocio já existente. Para a compra de um negocio já existente, esse mesmo tem que comprovar que esteve em operação nos últimos 5 anos.

Candidatos para essa vertente precisam obter 81 pontos na grade de seleção da classe econômica para Quebec para o programa de empreendedores. Os critérios levados em consideração são os mesmos mencionados acima, para vertente 1. Além disso, o candidato precisa fazer um depósito de startup de CAD$300,000 para um negócio dentro da área metropolitana de Montreal e CAD$200,00 para um negócio fora da área metropolitana de Montreal. O candidato deve administrar em tempo integral diariamente. Se o candidato escolher criar seu próprio negócio, ele deve ser dono de pelo menos 25% do negócio. Se ele adquirir um negócio já existente, ele dever ter 51% desse negocio. O governo do Quebec também exige um depósito de garantia de CAD$200,000 que será devolvido com o cumprimento de certas condições do programa. O candidato também precisa comprovar CDA$900,000 de patrimônio liquido.

O governo do Quebec abriu 25 vagas para a vertente 1 desse programa e 35 vagas para a vertente 2. O programa ficará aberto até 31 de março de 2019.


Investidores

Para o programa de investidores, o candidato deve investir CAD$1,200,000 junto ao governo do Quebec por 5 anos. Após 5 anos, essa quantia é devolvida para o candidato sem juros. Esse programa tem um limite de aplicações aceitas anualmente. Para o período de 2019-2018, 1900 processos serão aceitos e o programa fecha no dia 15 de março de 2019.


Lembrando que essas são as regras que temos atualmente para esses 3 programas ela podem mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.




13 views

Tel: +1 514 653 1979

Contact webform

Liaison Canada

Canadian Immigration Services
ICCRC - CRCIC
Immigration Consultants of Canada Regulatory Council/Conseil de Reglémentation des Consultants en Immigration du Canada
OUR SERVICES
CONNECT WITH US
  • Facebook Social Icon
SHARE THIS PAGE

© 2017 by Liaison Canada