Search
  • Mariana Chagas, RCIC

PEQ – Programa de imigração para o Canadá através de estudos ou trabalho na província de Quebec


Por Mariana Chagas, consultora regulamentada de imigração canadense


Através da minha prática como consultora regulamentada de imigração canadense, eu tenho o privilégio de entrar em contato com pessoas do mundo inteiro que me procuram para saber como imigrar para o Canadá. Hoje eu vou falar sobre um programa de imigração para o Canadá da província de Quebec chamado PEQ – Programa de Experiência no Quebec.


Esse programa tem 2 vertentes, o PEQ-estudos e o PEQ-trabalho. Ambos exigem que você obtenha um nível B2/CLB 7 em francês que pode ser comprovado de diferentes formas. E se o candidato se qualifica através do cumprimento dos requisitos de um dos programas, ele pode submeter um pedido de CSQ (Certificado de Seleção do Quebec). Com o CSQ em mãos, o candidato pode então partir para a segunda parte do processo de residência permanente junto ao governo federal.


PEQ-estudo

Esse programa exige que o candidato venha para o Quebec e complete um programa de estudos, que pode ser uma graduação, mestrado, doutorado ou DEC ou DEP (DEP+ASP) de 1800 horas de estudos. A comprovação do nível do francês pode ser feita através de um teste oficial de francês como TEF, TEFAQ, DELF, DALF e outros. Se o candidato fez todo o seu programa de estudos no Quebec em francês, a carta da escola comprovando isso também serve para provar o nível de francês exigido. Também existe a possibilidade de que se o candidato estudou previamente em francês (por 3 anos), ele pode também usar isso como comprovação de conhecimento do francês ou concluiu um curso reconhecido de francês e obteve nível B2.


Vale ressaltar que candidatos que devem retornar ao seu país de origem ao final do programa de estudos, ou se ele começar um novo programa ou se 50% dos estudos foram feitos fora de Quebec, o candidato não é elegível para o PEQ-estudos.

A grande vantagem desse programa de imigração é que só depende do candidato de terminar o curso e atingir o nível de francês exigido, e assim estar apto a submeter um pedido do CSQ junto ao governo do Quebec. Não existe a necessidade de obtenção de oferta de trabalho após o término do programa, como acontece em praticamente todas as outras províncias do Canadá.


PEQ-trabalho

O PEQ-trabalho exige que o candidato acumule 12 meses de trabalho em tempo integral (nos últimos 24 meses) em Quebec e comprove conhecimento do francês de nível B2/CLB 7. Até agosto de 2018, era exigido que esse trabalho fosse dentro dos NOCs 0, A ou B. A partir de agosto, o governo do Quebec retirou esse requisito, e agora praticamente todo o tipo de trabalho realizado legalmente passou a ser aceito. Mas para esse programa, trabalho realizado por profissionais autônomos ou por donos da sua própria empresa que são empregados pela mesma, não é aceito. O candidato deve ter trabalhado ou estar trabalhando para um outro empregador, na condição de empregado daquela empresa.

A comprovação do conhecimento de francês pode ser feita através das mesmas opções apresentada acima para o PEQ-estudo.


Lembrando que para você vir estudar e/ou trabalhar no Canadá, você tem que ter uma permissão para isso. Entre em contato com a gente, se você gostaria de saber mais sobre como imigrar para o Canadá.

29 views

Tel: +1 514 653 1979

Contact webform

Liaison Canada

Canadian Immigration Services
ICCRC - CRCIC
Immigration Consultants of Canada Regulatory Council/Conseil de Reglémentation des Consultants en Immigration du Canada
OUR SERVICES
CONNECT WITH US
  • Facebook Social Icon
SHARE THIS PAGE

© 2017 by Liaison Canada