Search
  • Mariana Chagas, RCIC

Quem pode te representar junto às autoridades de imigração canadense como profissional autorizado


Por Mariana Chagas, consultora regulamentada de imigração canadense


Através da minha prática como consultora regulamentada de imigração canadense (RCIC), umas das perguntas mais frequentes que eu ouço no final da consulta inicial que tenho com clientes é sobre os serviços prestados como consultora. O termo consultoria dá a entender que somente uma consulta é fornecida para orientação em assuntos relacionados a imigração canadense. O que muitas pessoas não sabem é que nós, consultores regulamentos de imigração canadense, podemos e fazemos muito mais do que isso.


Bom, existem várias etapas a serem seguidas para uma pessoa se tornar um RCIC. Mas o primeiro requisito é que essa pessoa seja um residente permanente do Canadá ou um cidadão canadense. A partir daí, temos que fazer um curso de consultoria em imigração canadense, onde estudamos a fundo todas as leis e regulamentos ligados à imigração canadense. Após o término desse curso, temos que passar por uma prova junto ao órgão regulador de consultores de imigração canadense, o ICCRC (https://iccrc-crcic.ca). Se a pessoa passar essa prova, ela recebe uma licença para trabalhar como consultor e então inicia uma série de treinamentos sobre como atuar como um profissional responsável. Após a obtenção dessa licença, se o profissional quiser atuar em províncias como o Quebec, existe então outro exame a ser feito junto ao governo de Quebec sobre as leis de imigração do Quebec e assim obter uma outra licença para ser consultor também em Quebec.


O site do governo federal para imigração deixa bem claro que o candidato querendo imigrar para o Canadá não precisa contratar um representante e pode fazer todo o processo por ele mesmo. Mas se esse candidato decide contratar um profissional para representa-lo junto às autoridades canadenses para assuntos de imigração e pagar por esse serviço, esse profissional deve ser obrigatoriamente um consultor regulamento pelo ICCRC, um advogado de imigração canadense ou um notário do Quebec. Fora isso, ninguém está autorizado a representar clientes junto às autoridades de imigração canadense e cobrar por esse serviço.

Funções exercidas por consultores de imigração incluem: explicar e dar conselhos sobre imigração e obtenção da cidadania canadense, ajudar a escolher o melhor programa de imigração para o candidato baseado no seu perfil professional e acadêmico, montar todo um processo de imigração (permissão de estudos, permissão de trabalho, residência permanente, cidadania, etc.), manter comunicação com o governo canadense na categoria de representante do candidato, representar o cliente em audiências de pedido de asilo, apelação por perda da residência permanente ou negação de um processo de sponsorship, por exemplo.

Se você escolher contratar os serviços de um profissional para representa-lo em assuntos relacionas a imigração, certifique-se que esse profissional está autorizado a prestar esse tipo de serviço.

O governo canadense não vai lidar com representantes que cobram pelo serviço e não estão autorizados para tal. Se você usar um representante não-autorizado dentro ou fora do Canadá, o governo canadense pode devolver o seu processo ou mesmo negá-lo.


Fonte:https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigration-citizenship-representative/learn-about-representatives.html

Para saber mais sobre quem pode atuar como representante, acesse o site de imigração do governo do Canadá, clicando aqui e proteja-se de fraudes.

Ou clique aqui para saber se seu consultor de imigração esta autorizado a prestar esse tipo de serviço.


E se você quiser saber mais sobre como imigrar para o Canadá, entre em contato com a gente.

8 views

Tel: +1 514 653 1979

Contact webform

Liaison Canada

Canadian Immigration Services
ICCRC - CRCIC
Immigration Consultants of Canada Regulatory Council/Conseil de Reglémentation des Consultants en Immigration du Canada
OUR SERVICES
CONNECT WITH US
  • Facebook Social Icon
SHARE THIS PAGE

© 2017 by Liaison Canada